SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Sonhos e craving em dependentes de crack/cocaína internados para desintoxicaçãoPercepções de usuários de cocaína/crack sobre sua rede de apoio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SCHNEIDER, Jaluza Aimèe; LIMBERGER, Jéssica; NOVELLO, Bruno Martins  e  ANDRETTA, Ilana. O papel da reabilitação psicossocial no tratamento de usuários de crack. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 35-47. ISSN 1413-0394.

A busca pela qualidade de vida e autonomia de pessoas com transtornos por uso de substâncias é crescente. Desta forma, a reabilitação psicossocial apresenta-se como um conjunto de estratégias para o manejo dos prejuízos e aumento de potencialidades do usuário de drogas. Sendo assim, esta revisão narrativa de literatura objetiva investigar como a reabilitação psicossocial se insere no tratamento para usuários de crack no Brasil. A partir da análise da literatura, foram abordados dois eixos temáticos: reabilitação psicossocial no Brasil e o papel da reabilitação psicossocial no tratamento de usuários de crack. Identificou-se que a integração entre os serviços da rede de atenção psicossocial, como hospitais, Comunidades Terapêuticas, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas são essenciais nas práticas de reabilitação psicossocial. São apontadas críticas e possibilidades de tais serviços.

Palavras-chave : Reabilitação psicossocial; Crack; Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License