SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1The role of psychosocial rehabilitation in crack user treatmentOccupational stress and coping used by monitors of therapeutic communities for substance abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

CONZATTI, Fernanda et al. Percepções de usuários de cocaína/crack sobre sua rede de apoio. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 48-59. ISSN 1413-0394.

A rede de apoio é um conjunto de vínculos que podem ser importantes fontes de suporte a usuários de cocaína/crack. O objetivo deste estudo é compreender as percepções que os usuários de cocaína/crack têm da sua rede de apoio. É uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, com dados secundários. A amostra foi de 11 participantes do sexo masculino que preencheram os instrumentos: protocolo de entrevista, WAIS-III, MEEM e dois materiais elaborados para o estudo. Foi realizada análise de conteúdo sendo construídas as categorias: "Riscos"; "Prejuízos"; "Apoio"; "Controle"; e "Conflitos". Os resultados apresentaram que a família de origem frequentemente faz uso de substâncias, e também é percebida como rede de apoio por terem preocupações com o usuário. Conclui-se que os familiares são fatores de risco e/ou proteção, por isso necessário conhecer a rede de apoio que permeia o uso de substância dos indivíduos.

Keywords : Dependência química; Rede de apoio; Família; Transgeracionalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License