SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1O papel da reabilitação psicossocial no tratamento de usuários de crackEstresse ocupacional e estratégias de enfrentamento utilizadas por monitores de comunidades terapêuticas para abuso de substância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

CONZATTI, Fernanda et al. Percepções de usuários de cocaína/crack sobre sua rede de apoio. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 48-59. ISSN 1413-0394.

A rede de apoio é um conjunto de vínculos que podem ser importantes fontes de suporte a usuários de cocaína/crack. O objetivo deste estudo é compreender as percepções que os usuários de cocaína/crack têm da sua rede de apoio. É uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, com dados secundários. A amostra foi de 11 participantes do sexo masculino que preencheram os instrumentos: protocolo de entrevista, WAIS-III, MEEM e dois materiais elaborados para o estudo. Foi realizada análise de conteúdo sendo construídas as categorias: "Riscos"; "Prejuízos"; "Apoio"; "Controle"; e "Conflitos". Os resultados apresentaram que a família de origem frequentemente faz uso de substâncias, e também é percebida como rede de apoio por terem preocupações com o usuário. Conclui-se que os familiares são fatores de risco e/ou proteção, por isso necessário conhecer a rede de apoio que permeia o uso de substância dos indivíduos.

Palabras clave : Dependência química; Rede de apoio; Família; Transgeracionalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License