SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Percepções de usuários de cocaína/crack sobre sua rede de apoioAvaliação da autoeficácia e tentação em dependentes de cocaína/crack após tratamento com o modelo transteórico de mudança (MTT) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PEREIRA, Gabriele Schmidt  e  LEVANDOWSKI, Mateus Luz. Estresse ocupacional e estratégias de enfrentamento utilizadas por monitores de comunidades terapêuticas para abuso de substância. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 60-73. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste trabalho foi identificar fatores relacionados ao estresse ocupacional em monitores de comunidades terapêuticas (CT) e as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles. Trata-s de um estudo de método misto. Os participantes foram avaliados com o Maslach Burnout Inventory, com o inventário Brief Cope e uma entrevista semiestruturada sobre fatores de estresse no trabalho e estratégias de enfrentamento. A amostra foi constituída de 15 monitores, em remissão completa de uso de droga. Foi realizada uma análise de conteúdo indutiva das entrevistas e correlações entre os inventários. Constatou-se que os monitores são afetados pela carga horária excessiva, exaustão profissional, autoculpa e relacionamento com o tratamento dos residentes. Os mesmos utilizam as estratégias de espiritualidade, conversa com terceiros e isolamento para se adaptar ao estresse. Conclui-se que existem fatores relacionados ao estresse ocupacional nestes profissionais, sendo necessário que recebam apoio para que utilizem estratégias adaptativas no enfrentamento do estresse.

Palavras-chave : Transtorno por uso de substância; Estresse ocupacional; Estratégias de enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License