SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Estresse ocupacional e estratégias de enfrentamento utilizadas por monitores de comunidades terapêuticas para abuso de substânciaAs percepções de um usuário de substâncias psicoativas em abstinência sobre os motivos de recaída: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

AVILA, Andressa Celente de et al. Avaliação da autoeficácia e tentação em dependentes de cocaína/crack após tratamento com o modelo transteórico de mudança (MTT). Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 74-88. ISSN 1413-0394.

O modelo transteórico de mudança (MTT) auxilia na mudança de comportamento, como o uso de drogas, e do qual fazem parte a autoeficácia para abstinência, tentação para uso de drogas e os processos de mudança. Este artigo teve como objetivo comparar a autoeficácia e tentação após intervenção com o MTT em dependentes de cocaína/crack, e a relação dos conceitos com os processos de mudança. Utilizou-se uma análise de dados secundários, onde participaram 39 dependentes de cocaína e/ou crack, homens e mulheres com os instrumentos: protocolo de entrevista, WAIS-III, MEEM, DASE, TUD e EPM. Houve aumento da autoeficácia e diminuição de tentação após intervenção com o MTT, e encontrou-se que quanto mais autoeficácia e menos tentação mais eram utilizados os processos comportamentais autodeliberação, contracondicionamento e relações de ajuda. Portanto, a intervenção com MTT provocou efeitos esperados que proporcionam mudança no uso de cocaína/crack aliada à maior autoeficácia e menor tentação.

Palavras-chave : Cocaína/crack; Modelo transteórico de mudança; Autoeficácia; Tentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License