SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Avaliação da autoeficácia e tentação em dependentes de cocaína/crack após tratamento com o modelo transteórico de mudança (MTT)Avaliação da cognição de idosos que consomem álcool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERREIRA, Ana Lúcia  e  BORTOLON, Cassandra Borges. As percepções de um usuário de substâncias psicoativas em abstinência sobre os motivos de recaída: um estudo de caso. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 89-100. ISSN 1413-0394.

Prevenção da recaída é a manutenção do processo de mudança de hábitos e automanejo. Tem como objetivo ensinar o indivíduo a lidar com seu problema e prever uma possível recaída, além disso se refere a mudança de qualquer comportamento relacionado ao problema. O objetivo deste estudo foi identificar de acordo com as percepções de um usuário em abstinência quais foram os motivos de recaída no consumo de substâncias psicoativas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso em uma instituição de apoio. A análise dos dados foi conduzida por análise de conteúdo que originou 5 categorias. Dentre elas, percepções dos motivos de recaída, a combinação de fatores de risco e proteção se mesclaram para os problemas apresentados por Gabriel e também para as resiliências que foram emergindo ao longo do percurso de vida. O processo de recuperação requer aprendizagem e manejo das adversidades que ocorrem em função dos TRSA. Neste estudo de caso, pode-se perceber que G. não se coloca em situações de risco no momento atual, pois aprimorou seus recursos de autoconhecimento e assertividade, dentre elas as estratégias de prevenção de recaída.

Palavras-chave : Transtorno relacionado ao uso de substâncias; Prevenção de recaída; Estratégias de enfrentamento; Estudo de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License