SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1The perceptions of a user of abstinence psychoactive substances on the reasons for relapse: A case studySuicidal ideation in a telephone service for drug users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

OLIVEIRA, Camila Rosa de et al. Avaliação da cognição de idosos que consomem álcool. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 101-109. ISSN 1413-0394.

O consumo de álcool entre idosos pode estar associado a alterações importantes na cognição. Nesse sentido, esse estudo objetivou investigar o efeito do consumo atual de álcool na cognição em idosos neurologicamente preservados. A amostra contou com 174 idosos recrutados por conveniência, sendo divididos em dois grupos: 1) presença e 2) ausência de consumo atual de álcool. Os participantes responderam à ficha de dados sociodemográficos, o Miniexame do Estado Mental, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas - versão de 64 cartas, subtestes da Escala Wechsler de Inteligência para Adultos, e à Escala de Depressão Geriátrica de 15 pontos. Na análise univariada, controlando-se o efeito da idade e da escolaridade, os idosos consumidores de álcool apresentaram pior desempenho, em comparação aos idosos que não fazem uso de álcool, no escore de Erros Perseverativos do WCST-64 (p = 0,044). Tais achados salientam a importância da investigação do tema em novos estudos.

Keywords : Envelhecimento; Idosos; Cognição; Uso de álcool; Alcoolismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License