SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1As percepções de um usuário de substâncias psicoativas em abstinência sobre os motivos de recaída: um estudo de casoIdeação de suicídio em um serviço de teleatendimento para usuários de drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

OLIVEIRA, Camila Rosa de et al. Avaliação da cognição de idosos que consomem álcool. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 101-109. ISSN 1413-0394.

O consumo de álcool entre idosos pode estar associado a alterações importantes na cognição. Nesse sentido, esse estudo objetivou investigar o efeito do consumo atual de álcool na cognição em idosos neurologicamente preservados. A amostra contou com 174 idosos recrutados por conveniência, sendo divididos em dois grupos: 1) presença e 2) ausência de consumo atual de álcool. Os participantes responderam à ficha de dados sociodemográficos, o Miniexame do Estado Mental, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas - versão de 64 cartas, subtestes da Escala Wechsler de Inteligência para Adultos, e à Escala de Depressão Geriátrica de 15 pontos. Na análise univariada, controlando-se o efeito da idade e da escolaridade, os idosos consumidores de álcool apresentaram pior desempenho, em comparação aos idosos que não fazem uso de álcool, no escore de Erros Perseverativos do WCST-64 (p = 0,044). Tais achados salientam a importância da investigação do tema em novos estudos.

Palavras-chave : Envelhecimento; Idosos; Cognição; Uso de álcool; Alcoolismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License