SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Avaliação da cognição de idosos que consomem álcoolFatores de risco para episódios e sintomas depressivos em usuários de álcool e/ou cocaína índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MACHADO, Cássio Andrade et al. Ideação de suicídio em um serviço de teleatendimento para usuários de drogas. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 110-115. ISSN 1413-0394.

A relação entre drogas e suicídio é apontada como causal, porém alguns autores defendem a perspectiva que a presença de substância é um fator de risco. Portanto é importante nos serviços voltados aos dependentes químicos explorar o risco de suicídio para medidas preventivas. Pensando nisso foi realizado um estudo transversal no Ligue 132, para descrever as informações disponível relacionadas a situações de suicídio e a disponibilidade de serviços públicos para o atendimento desses casos. Em 2011 foi encontrado 77 casos com menções de suicídio. A substância mais envolvida foi o álcool. Entre os sujeitos que identificaram o município de onde estavam falando 64% possuía algum formato de CAPS. Ha necessidade de mais estudos para investigar o uso de telemedicina para o atendimento de casos de suicídio assim como uma descrição mais detalhada desses casos para compreensão melhor das causas.

Palavras-chave : Abuso de drogas; Suicídio; Telemedicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License