SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Ideação de suicídio em um serviço de teleatendimento para usuários de drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CAMARGO, Roger et al. Fatores de risco para episódios e sintomas depressivos em usuários de álcool e/ou cocaína. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.1, pp. 116-128. ISSN 1413-0394.

Usuários de drogas tendem a ser mais depressivos do que não usuários. O objetivo deste estudo foi investigar os fatores de risco para episódios e sintomas depressivos em usuários de álcool e ou cocaína/crack que procuraram um serviço de telemedicina. Realizou-se um estudo transversal (n=838) com aplicação do Inventário de Depressão de Beck para mensuração dos sintomas depressivos e o Mini-International Neuropsychiatric Interview para episódio depressivo atual nos usuários no acompanhamento telefônico para cessação do consumo de drogas. O principal fator de risco entre os usuários para sintomas depressivos foi baixa escolaridade (OR=1,4 IC 95%:1,1-2,2). Para o episódio depressivo atual o maior risco entre os usuários foi ser do sexo feminino (OR=1,5 IC 95%:1,0-2,4). O consumo de crack estava associado a episódio depressivo atual (p=0,014). O uso do telefone é viável para detecção de fatores de risco para episódios e sintomas depressivos nos usuários de álcool e ou cocaína/crack.

Palavras-chave : Uso de drogas; Sintomas depressivos; Episódio depressivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License