SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Da academia para o divã: reflexões sobre o narcisismoTransferência e resistência em uma psicoterapia psicanalítica interrompida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

AZAMBUJA, Carolina Viecili; CARDOSO, Ariela Santana  e  SILVA, Ramon Wolkmer Silvestri da. Depressão pós-parto materna e bebês com malformações: revisão sistemática. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.2, pp. 30-37. ISSN 1413-0394.

A depressão pós-parto materna (DPP-M) atinge parte importante da população, tornando-se um problema de saúde pública. Apesar de haver pesquisas com mães e bebês no período pós-parto, mães que possuem bebês com malformações são muitas vezes excluídas das amostras. Foi realizada uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos dez anos que incluíssem bebês com malformações e relação com o desenvolvimento de DPP-M. As bases de dados PsycNET, PubMed e Embase foram utilizadas na pesquisa; apenas artigos publicados em inglês, em periódicos e pesquisas com seres humanos com grupo controle foram incluídos. Ao fim, apenas aqueles que preenchessem os critérios de inclusão e relacionassem DPP-M e bebês com malformações foram incluídos. Dois juízes duplos-cegos fizeram o julgamento dos artigos. Nenhum artigo fechou critérios de inclusão para leitura completa, sendo que os resumos de todos eles foram lidos para posterior exclusão. Assim, há necessidade de estudos a serem realizados com bebês com malformações e relação de desenvolvimento de DPP-M.

Palavras-chave : Depressão pós-parto; Bebês; Malformações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License