SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Depressão pós-parto materna e bebês com malformações: revisão sistemáticaVariáveis psicológicas associadas à cirurgia bariátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

LIMA, Michael Henrique de Souza  e  FACHINI, Alexandre. Transferência e resistência em uma psicoterapia psicanalítica interrompida. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.2, pp. 38-46. ISSN 1413-0394.

As diversas formas de transferências conhecidas são descritas como estratégias (inconscientes) que mascaram conteúdos internos do sujeito. Quando estes aparecem na sessão, por meio da transferência, cabe ao terapeuta encontrar o caminho para entendê-la e manejá-la para o benefício da relação pscioterapeuta-paciente. O objetivo foi descrever, de acordo com a experiência de um atendimento em psicoterapia de orientação psicanalítica interrompida, aspectos relevantes sobre o papel da transferência e seus desdobramentos. A transferência evidenciou com clareza a repetição, na relação terapêutica, de relações vazias e de abandono pregressas do paciente. Percebeu-se também a resistência do paciente em acessar tais conteúdos inconscientes e conflitivos. A experiência deixou clara a importância da transferência e da resistência na psicoterapia e que se ambas forem bem manejadas pelo terapeuta, podem servir-lhe de ferramenta capaz de conduzir o paciente no caminho de seus conteúdos latentes.

Palavras-chave : Transferência; Resistência; Psicoterapia psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License