SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Variáveis psicológicas associadas à cirurgia bariátricaRacionalidade comunicativa como meio de promover relações humanizadas no campo da saúde: um olhar segundo Habermas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MAGGI, Alice et al. Vulnerabilidade, saúde mental e clínica-escola: uma resposta de atenção à população. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.2, pp. 55-63. ISSN 1413-0394.

O objetivo do estudo é descrever as características da população encaminhada à clínica-escola, no momento da triagem, contemplando as possíveis condições de vulnerabilidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual foram analisadas 120 fichas de triagem, correspondentes aos atendimentos realizados no Serviço de Psicologia no ano de 2012. Foi possível identificar que o gênero masculino foi o mais frequente entre os usuários atendidos, e em relação à idade metade dos usuários tinham até dez anos de idade, sendo que, desses 50% apresentaram queixas escolares. O principal encaminhamento realizado foi a psicoterapia individual em 89,2% dos casos. A psicoterapia individual constituiu-se em uma das possibilidades de intervenção que se oferece como proteção à saúde mental diante do contexto vulnerável que se apresenta.

Palavras-chave : Vulnerabilidade; Saúde mental; Clínica-escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License