SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Vulnerability, mental health and school-clinics: a response to attention to populationPsychology and pediatric dentistry: interdisciplinarity contextualization in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SCHUBERT, Claudio  and  GEDRAT, Dóris Cristina. Racionalidade comunicativa como meio de promover relações humanizadas no campo da saúde: um olhar segundo Habermas. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.2, pp. 64-75. ISSN 1413-0394.

No campo da saúde, a comunicação acolhedora, objetiva e que considere as especificidades pessoais e culturais dos usuários é central para promover o bem-estar do paciente. A teoria da ação comunicativa que busca a consensualidade, de Habermas, é um excelente suporte teórico para desenvolver, tanto em âmbito pessoal, profissional ou institucional, ações que se desdobram num ambiente acolhedor no campo da saúde. Deste modo, o presente ensaio teórico busca desenvolver a ideia de que o atendimento junto aos usuários nas instituições de saúde pode ser mais qualificado e humanizado à medida que tiver como fundamento a ação comunicativa que busca a consensualidade.

Keywords : Racionalidade comunicativa; Humanização; Relações interpessoais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License