SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Psicologia e Odontopediatria: contextualização da interdisciplinaridade no BrasilConhecimento e acesso aos programas de educação sexual e prevenção da Aids: um estudo com adolescentes escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PALLARES, Emília Christina et al. Atenção primária em saúde: a adequação ao modelo da vigilância da saúde em município do sul do Brasil. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.2, pp. 89-109. ISSN 1413-0394.

Este estudo qualitativo visa conhecer a adequação do trabalho realizado por equipes de unidades básicas de saúde às características do modelo da Vigilância da Saúde. Foram empregadas entrevistas e os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo Temático. As equipes, apesar de não realizarem como rotina a visita domiciliar, referiram conhecer seu território e planejar ações em função das necessidades de saúde da população, referidas nas consultas e em conversas informais. Relatam escutar as demandas dos usuários, tratando-os com respeito e procurando estreitar os vínculos e, sempre que necessário, realizam encaminhamentos para outros serviços e estimulam a responsabilização dos usuários pela sua própria saúde. Foi possível observar que em ambas as equipes há dificuldades em planejar ações sobre o seu território, em função de sua dimensão. Também relataram haver óbices a ações de promoção da saúde, visto que a lógica norteadora do trabalho fundamenta-se no atendimento da demanda espontânea.

Palavras-chave : Vigilância da saúde; Promoção da saúde; Atenção primária em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License