SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Primary health care: the adequacy to the model of health surveillance in a municipality in southern BrazilPerceptions of parents and educators on the development of executive functions related behavior in children practicing Taekwondo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ROLIM, Sandro Rodrigues et al. Conhecimento e acesso aos programas de educação sexual e prevenção da Aids: um estudo com adolescentes escolares. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.2, pp. 110-121. ISSN 1413-0394.

Estudo transversal para analisar o conhecimento e o acesso aos programas de educação sexual e prevenção da Aids de adolescentes matriculados em escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Foram avaliados 1190 adolescentes entre 12 e 19 anos, com um questionário auto aplicado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. A grande maioria dos adolescentes não tem conhecimento de programas/oficinas de educação sexual e prevenção da Aids na escola e no município. Dos que conhecem os programas, cerca da metade não os frequenta na escola e 80.6% não os frequenta no município. Poucos adolescentes obtêm camisinha, informativos, testes para Aids e pílulas anticoncepcionais dos postos de saúde. A maioria dos adolescentes (78,4%) gostaria de aprender mais sobre sexualidade, gravidez e Aids. Esses resultados apontam a necessidade dos órgãos públicos tornarem mais acessível os programas de educação sexual nas escolas e especialmente nos serviços de saúde.

Keywords : Educação sexual; HIV; Adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License