SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Atenção primária em saúde: a adequação ao modelo da vigilância da saúde em município do sul do BrasilPercepções de pais e educadores sobre o desenvolvimento de comportamentos relacionados às funções executivas em crianças praticantes de Taekwondo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ROLIM, Sandro Rodrigues et al. Conhecimento e acesso aos programas de educação sexual e prevenção da Aids: um estudo com adolescentes escolares. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.2, pp. 110-121. ISSN 1413-0394.

Estudo transversal para analisar o conhecimento e o acesso aos programas de educação sexual e prevenção da Aids de adolescentes matriculados em escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Foram avaliados 1190 adolescentes entre 12 e 19 anos, com um questionário auto aplicado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. A grande maioria dos adolescentes não tem conhecimento de programas/oficinas de educação sexual e prevenção da Aids na escola e no município. Dos que conhecem os programas, cerca da metade não os frequenta na escola e 80.6% não os frequenta no município. Poucos adolescentes obtêm camisinha, informativos, testes para Aids e pílulas anticoncepcionais dos postos de saúde. A maioria dos adolescentes (78,4%) gostaria de aprender mais sobre sexualidade, gravidez e Aids. Esses resultados apontam a necessidade dos órgãos públicos tornarem mais acessível os programas de educação sexual nas escolas e especialmente nos serviços de saúde.

Palavras-chave : Educação sexual; HIV; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License