SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Conhecimento e acesso aos programas de educação sexual e prevenção da Aids: um estudo com adolescentes escolaresPerfil epidemiológico de usuários de um serviço público de nutrição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CANOVA, Itacir Fabiano; GOMES, Cármen Marilei  e  TRACTENBERG, Saulo Gantes. Percepções de pais e educadores sobre o desenvolvimento de comportamentos relacionados às funções executivas em crianças praticantes de Taekwondo. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.2, pp. 122-135. ISSN 1413-0394.

O presente trabalho teve o objetivo de verificar a percepção que pais e educadores possuem sobre o desenvolvimento de comportamentos relacionados às funções executivas (FE) de estudantes praticantes de Taekwondo. O Taekwondo é reconhecido por ser pautado em princípios, valores e disciplina, o que pode estimular o funcionamento executivo. Participaram do estudo oito pais e oito professores de crianças com idade entre sete e dez anos, praticantes de Taekwondo, por pelo menos um ano. Utilizaram-se entrevistas por meio de questionários com pais e professores, a fim de acessar possíveis mudanças comportamentais a partir da prática do esporte. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com o Mestre. Os resultados apontaram para mudanças em relação a alguns comportamentos relacionados às FE, sendo essas percebidas por pais e educadores. Assim, parece que o Taekwondo pode ser uma atividade esportiva capaz de estimular comportamentos adequados relacionados ao funcionamento executivo.

Palavras-chave : Funções executivas; Taekwondo; Comportamento motivado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License