SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Perceptions of parents and educators on the development of executive functions related behavior in children practicing Taekwondo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MOREIRA, Júnnia Maria; BONFIM, Ana Clícia Lima; RIBEIRO, Lorena de Souza  and  MATIAS, Luana Braga. Perfil epidemiológico de usuários de um serviço público de nutrição. Aletheia [online]. 2016, vol.49, n.2, pp. 136-143. ISSN 1413-0394.

A obesidade está associada a comorbidades e agravos como diabetes, hipertensão e dislipidemia. O presente estudo investigou o perfil dos pacientes atendidos pelo serviço de nutrição de uma instituição pública de saúde quanto às variáveis: IMC, idade, gênero, comorbidades, número de refeições diárias e prática de atividade física. Foram analisados 282 prontuários, datados de maio de 2010 a dezembro de 2013, de pacientes do serviço de nutrição de uma policlínica municipal da Bahia. Os resultados mostraram que 15% dos pacientes eram do sexo masculino e 85% do sexo feminino; a faixa etária situou-se entre 18 e 60 anos; 19% estavam com Sobrepeso, 50% com Obesidade e 17% com Obesidade Mórbida. Mulheres apresentaram maior frequência de casos de hipertensão do que homens, sendo que as comorbidades foram mais expressivas na faixa etária de 41 a 60 anos. Esses dados ratificam e delimitam intervenções direcionadas aos problemas mais frequentemente relacionados à obesidade.

Keywords : Obesidade; Comorbidades; Perfil epidemiológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License