SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1-2Percepção das gestantes sobre o pré-natal em um centro de atendimento do interior do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOUSA, Mariana Lopes  e  CRUZ, Orlanda Maria. As emoções autoconscientes nas narrativas infantis: contributos da abordagem narrativa. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 8-20. ISSN 1413-0394.

As emoções autoconscientes são uma classe específica de emoções que têm como função promover interações socialmente adequadas. Este estudo tem como objetivo explorar o potencial de cinco inícios de histórias para elicitar as emoções autoconscientes nas narrativas infantis. Foram analisados excertos de narrativas de duas crianças com experiências familiares antagônicas. Apresentou-se às crianças um conjunto de inícios de histórias, que lhes era pedido para completar. Os inícios de histórias mostraram ser úteis para perceber as diferentes formas de construção narrativa de crianças com histórias familiares divergentes. Parecem, também, ser adequados para elicitar as emoções de culpa e empatia. Quanto à vergonha e ao orgulho, devem ser explorados outros inícios de histórias que potenciem a sua elicitação nas narrativas das crianças. Enfatizam-se as potencialidades dos inícios de histórias enquanto recurso a mobilizar na prática clínica com crianças.

Palavras-chave : Emoções autoconscientes; Abuso; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License