SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1-2Self-conscious emotions in children's narratives: contributions of the narrative approachEpidemiological profile of patients admitted to an Intensive Care Center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

KRAUSE, Kelly de Moura Oliveira; ALVES, Gehysa Guimarães; GEDRAT, Dóris Cristina  and  MARTINS, Maria Isabel Morgan. Percepção das gestantes sobre o pré-natal em um centro de atendimento do interior do sul do Brasil. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 21-37. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo descritivo e qualitativo foi conhecer a percepção das gestantes sobre a importância do pré-natal e sobre o papel da equipe de saúde durante o pré-natal e sua relação com a gestante. Para tanto, realizou-se entrevista com 14 gestantes com idade entre 18 e 38 anos, em Unidade de Referência à Saúde da Mulher, em município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise numa perspectiva dialética, sendo analisadas as relações contidas nos discursos, tanto da perspectiva individual quanto coletiva. Para elas, o pré-natal é um momento importante para se conhecer como está a saúde do bebê e a sua. Neste sentido, o papel da equipe de saúde é fundamental. No entanto, relataram dificuldades quanto à oportunidade de conversarem com os médicos sobre isso, pois eles têm pouco tempo e disponibilidade para orientações. Salientaram que enfermeiras e nutricionistas são mais acessíveis e oferecem informações importantes sobre este momento. Os resultados deste estudo mostram a necessidade de mais espaços de escuta das gestantes, de suas necessidades e inseguranças, pois isto poderá impactar positivamente na saúde da gestante e do recém-nascido. Palavras-chave: Assistência ao parto, gestação, acolhimento.

Keywords : Assistência ao parto; Gestação; Acolhimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License