SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1-2As emoções autoconscientes nas narrativas infantis: contributos da abordagem narrativaPerfil epidemiológico dos pacientes internados em um Centro de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

KRAUSE, Kelly de Moura Oliveira; ALVES, Gehysa Guimarães; GEDRAT, Dóris Cristina  e  MARTINS, Maria Isabel Morgan. Percepção das gestantes sobre o pré-natal em um centro de atendimento do interior do sul do Brasil. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 21-37. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo descritivo e qualitativo foi conhecer a percepção das gestantes sobre a importância do pré-natal e sobre o papel da equipe de saúde durante o pré-natal e sua relação com a gestante. Para tanto, realizou-se entrevista com 14 gestantes com idade entre 18 e 38 anos, em Unidade de Referência à Saúde da Mulher, em município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise numa perspectiva dialética, sendo analisadas as relações contidas nos discursos, tanto da perspectiva individual quanto coletiva. Para elas, o pré-natal é um momento importante para se conhecer como está a saúde do bebê e a sua. Neste sentido, o papel da equipe de saúde é fundamental. No entanto, relataram dificuldades quanto à oportunidade de conversarem com os médicos sobre isso, pois eles têm pouco tempo e disponibilidade para orientações. Salientaram que enfermeiras e nutricionistas são mais acessíveis e oferecem informações importantes sobre este momento. Os resultados deste estudo mostram a necessidade de mais espaços de escuta das gestantes, de suas necessidades e inseguranças, pois isto poderá impactar positivamente na saúde da gestante e do recém-nascido. Palavras-chave: Assistência ao parto, gestação, acolhimento.

Palavras-chave : Assistência ao parto; Gestação; Acolhimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License