SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1-2Percepção das gestantes sobre o pré-natal em um centro de atendimento do interior do sul do BrasilA saúde ambiental na cidade: novas territorialidades e a construção de espaços saudáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PAULETTI, Marzelí; OTAVIANO, Maria Linda Petry de Oliveira; MORAES, Aline dos Santos Teixeira de  e  SCHNEIDER, Daniela da Silva. Perfil epidemiológico dos pacientes internados em um Centro de Terapia Intensiva. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 38-46. ISSN 1413-0394.

Esta pesquisa foi realizada para caracterizar o perfil epidemiológico dos pacientes internados no CTI adulto, no período entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017. Trata-se de um estudo do tipo documental, retrospectivo, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa. Dos 975 prontuários de pacientes admitidos foi verificado que a maioria foi do sexo masculino no UTI Clínica 53,7% e UTI Cirúrgica 59,1%, sendo que a idade geral da amostra pesquisada se manteve acima dos 60 anos e a comorbidade mais frequente foi Hipertensão Arterial Sistêmica, a procedência dos pacientes foi do Bloco Cirúrgico com 32,2%, como causa de internação ocorreu uma divergência entra as UTI’s, sendo que na Clínica 30,6% dos pacientes internaram por septicemia, na Cirúrgica com 31,2% com Infarto Agudo do Miocárdio. Este estudo propiciou um conhecimento do perfil epidemiológico do CTI adulto para oportunizar melhores condutas, implantação de protocolos e revisão do processo de trabalho para a instituição estudada.

Palavras-chave : Perfil de saúde; Unidade de Terapia Intensiva; Enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License