SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1-2Perfil epidemiológico dos pacientes internados em um Centro de Terapia IntensivaO conto como possibilidade de revivência representacional do abandono índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

KUNH, Marla; ALVES, Gehysa Guimarães; SCHRODER, Nádia Teresinha  e  AERTS, Denise Rangel Ganzo de Castro. A saúde ambiental na cidade: novas territorialidades e a construção de espaços saudáveis. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 47-57. ISSN 1413-0394.

Este trabalho é de revisão teórica e tem como objetivo refletir sobre a saúde ambiental e a construção de espaços saudáveis, promotores da saúde. Assim, fez parte deste estudo a investigação sobre a interface saúde e ambiente na promoção da saúde; a territorialidade e a saúde ambiental na cidade. Pode-se concluir que os fatores que contribuíram para a crise nas cidades são espaços múltiplos e complexos. No entanto, a falta de gerenciamento ambiental integrado e de redes intersetoriais fazem com que não se consiga olhar para o território de forma mais integradora, e não se perceba como o processo saúde/doença é influenciado pelo território no qual vivem as pessoas.

Palavras-chave : Saúde Ambiental; Espaço Saudável; Territorialidades; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License