SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1-2Environmental health in the city: new territorialities and the construction of healthy spacesIntimate partner violence: articulators of the cope and aid author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

BOTH, Luciane Maria. O conto como possibilidade de revivência representacional do abandono. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 58-70. ISSN 1413-0394.

Acolhimento institucional é o termo utilizado para designar o processo que acolhe e protege crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e/ou risco social. A história do acolhido é permeada de situações difíceis, principalmente voltadas ao abandono. Essas situações difíceis podem ser trabalhadas pelos Contos de Fada, que é capaz de traduzir emoções, sentimentos e reelaborar as representações mentais. Realizou-se um grupo de caráter profilático com três crianças em situação de acolhimento institucional, com o objetivo de compreender o impacto da utilização do Conto de Fada nas representações do abandono dos acolhidos. Prevaleceram defesas mais regressivas, a cisão de objeto e o desejo e a esperança da constituição de uma família. No decorrer dos encontros as representações mentais modificaram-se.

Keywords : Conto de Fada; Abandono; Acolhimento institucional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License