SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1-2A saúde ambiental na cidade: novas territorialidades e a construção de espaços saudáveisViolência entre parceiros íntimos: articuladores de enfrentamento e ajuda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BOTH, Luciane Maria. O conto como possibilidade de revivência representacional do abandono. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 58-70. ISSN 1413-0394.

Acolhimento institucional é o termo utilizado para designar o processo que acolhe e protege crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e/ou risco social. A história do acolhido é permeada de situações difíceis, principalmente voltadas ao abandono. Essas situações difíceis podem ser trabalhadas pelos Contos de Fada, que é capaz de traduzir emoções, sentimentos e reelaborar as representações mentais. Realizou-se um grupo de caráter profilático com três crianças em situação de acolhimento institucional, com o objetivo de compreender o impacto da utilização do Conto de Fada nas representações do abandono dos acolhidos. Prevaleceram defesas mais regressivas, a cisão de objeto e o desejo e a esperança da constituição de uma família. No decorrer dos encontros as representações mentais modificaram-se.

Palavras-chave : Conto de Fada; Abandono; Acolhimento institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License