SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1-2The story as a possible abandonment of representational revivalSurvey of the Sociodemographic Profile of Patients attended in the Mental Health Network of Guaíba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MACHADO, Andrezza Souza Martinez  and  LOURENCO, Lélio Moura. Violência entre parceiros íntimos: articuladores de enfrentamento e ajuda. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 71-82. ISSN 1413-0394.

A violência utiliza força física ou poder, real ou em ameaça, resulta ou tem a possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. Como um tipo de violência, cita-se a violência entre parceiros íntimos (VPI). A violência contra a mulher gera consequências emocionais devastadoras e impactos graves a saúde. O objetivo do trabalho consiste em identificar, em uma amostra comunitária, se trinta mulheres envolvidas em casos de VPI buscaram algum tipo de ajuda. O presente estudo empregou abordagem qualitativa e transversal, e foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados apontam a violência psicológica como a mais citada, a maioria das vítimas não buscou ajuda e constatou-se a busca de auxílio das redes formais e informais. Considerando a complexidade da questão, coloca-se como um desafio a prevenção e o combate a esse tipo de violência.

Keywords : Violência entre parceiros íntimos; Mulher; Ajuda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License