SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1-2O conto como possibilidade de revivência representacional do abandonoLevantamento do perfil sociodemográfico dos pacientes atendidos na rede de saúde mental de Guaíba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

MACHADO, Andrezza Souza Martinez  y  LOURENCO, Lélio Moura. Violência entre parceiros íntimos: articuladores de enfrentamento e ajuda. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 71-82. ISSN 1413-0394.

A violência utiliza força física ou poder, real ou em ameaça, resulta ou tem a possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. Como um tipo de violência, cita-se a violência entre parceiros íntimos (VPI). A violência contra a mulher gera consequências emocionais devastadoras e impactos graves a saúde. O objetivo do trabalho consiste em identificar, em uma amostra comunitária, se trinta mulheres envolvidas em casos de VPI buscaram algum tipo de ajuda. O presente estudo empregou abordagem qualitativa e transversal, e foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados apontam a violência psicológica como a mais citada, a maioria das vítimas não buscou ajuda e constatou-se a busca de auxílio das redes formais e informais. Considerando a complexidade da questão, coloca-se como um desafio a prevenção e o combate a esse tipo de violência.

Palabras clave : Violência entre parceiros íntimos; Mulher; Ajuda.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License