SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1-2Violência entre parceiros íntimos: articuladores de enfrentamento e ajudaNíveis de estresse e apoio social em servidores públicos de serviços socioassistenciais de alta complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GOVONI, Angélica et al. Levantamento do perfil sociodemográfico dos pacientes atendidos na rede de saúde mental de Guaíba. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 83-94. ISSN 1413-0394.

O estudo tem como objetivo descrever o perfil sociodemográfico dos pacientes ativos atendidos em três serviços oferecidos pela rede de saúde mental do município de Guaíba, em 2016. Participaram da coleta de dados: um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), um CAPS AD e uma Clínica-Escola (CESAP), do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil. Realizou-se um levantamento de 958 prontuários dos quais se obtiveram características da população como, por exemplo: os dados nosológicos, a origem dos encaminhamentos, os principais motivos da procura pelos serviços, as principais drogas utilizadas, bem como importantes variáveis familiares e da rede social de apoio aos pacientes. A partir desses resultados, as práticas em saúde mental coletiva poderão ser potencializadas e redirecionadas visando maior eficácia, efetividade e melhoria na vida dos usuários.

Palavras-chave : Saúde mental; Levantamento; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License