SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1-2Levantamento do perfil sociodemográfico dos pacientes atendidos na rede de saúde mental de GuaíbaQuando a ansiedade vira doença?: Como tratar transtornos ansiosos sob a perspectiva cogntivo-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

NUNES, Walkiria Stangl  e  SOUZA, Fernanda Pasquoto de. Níveis de estresse e apoio social em servidores públicos de serviços socioassistenciais de alta complexidade. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 95-110. ISSN 1413-0394.

Este estudo objetivou verificar níveis de estresse e percepção de apoio social em servidores públicos (SP) dos serviços de alta complexidade da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social de um município na região metropolitana de Porto Alegre-RS. É um estudo descritivo, quantitativo, transversal, realizado por meio de aplicação de um questionário estruturado para caracterização da amostra, do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Participaram da pesquisa 78 servidores públicos, dos quais 73,1% são do sexo feminino, 53,9% possuem nível superior (completo ou incompleto), e 62,8% são de cargo de cuidador. A fase mais frequente do ISSL foi a de resistência (56,4%), com sintomatologia psicológica prevalente (47,1%). O suporte social percebido, em média, é alto (51,3%), tendo associação negativa com as fases do estresse, bem como os níveis de estresse com o tempo no cargo. Conclui-se que é necessário um olhar preventivo à saúde do SP, podendo o estresse ser indicador patológico para saúde deste trabalhador, e o suporte social preditor da saúde na regulação do estresse.

Palavras-chave : Apoio social; Estresse; Servidor público.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License