SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1-2Levels of Stress and Social Support in Public Servants of High-Complexity Social Assistance ServicesContributions of empirical studies of educational neuroscience to educational practices in the period between 2008 and 2013: Systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

LENHARDTK, Gabriela  and  CALVETTI, Prisla Ücker. Quando a ansiedade vira doença?: Como tratar transtornos ansiosos sob a perspectiva cogntivo-comportamental. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 111-122. ISSN 1413-0394.

As constantes mudanças ocorridas no mundo e as pressões atuais vêm influenciando diretamente a vida das pessoas e desencadeando diferentes emoções negativas, em especial, a ansiedade. Todavia, é preciso considerar que o a ansiedade faz parte da herança biológica das pessoas, tratando-se de uma resposta normal e comum na vida de todos, sendo até mesmo importante para a sobrevivência e adaptação do ser humano. Entretanto, esta reação normal a certas situações pode evoluir para um transtorno mental que vem acometendo constantemente os indivíduos, causando sofrimento psíquico e prejuízos funcionais para a sua vida pessoal e profissional. Dentre os tratamentos psicoterápicos, a Terapia Cognitivo-Comportamental tem sido considerada um dos recursos terapêuticos mais indicados e efetivos. O presente artigo trata de uma revisão da literatura sobre as características normais e patológicas da ansiedade, bem como das principais técnicas empregadas no processo interventivo. A Terapia cognitivo-comportamental tem evoluído suas técnicas de intervenção para o tratamento da ansiedade, bem como apresenta efetividade no tratamento.

Keywords : Ansiedade; Terapia cognitivo-comportamental; Técnicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License