SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1-2Contributions of empirical studies of educational neuroscience to educational practices in the period between 2008 and 2013: Systematic reviewOccupational health psychology in Brasil: An integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

VIANA, Susy Ane Ribeiro et al. Gratidão como fator protetivo no envelhecimento. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 132-142. ISSN 1413-0394.

O aumento do envelhecimento global tem despertado interesse em diversas áreas da saúde que almejam que essa etapa seja vivida de forma saudável e bem-sucedida. A gratidão vem se mostrado um constructo valioso para o desenvolvimento e fortalecimento das forças pessoais. Estudos da gratidão e outras emoções positivas relacionadas ao do envelhecimento se tornam importantes devido à contribuição na gerontologia para o desenvolvimento de estratégias que promovam qualidade de vida à população idosa. Este estudo consiste em uma revisão de literatura, cujo objetivo foi explorar na literatura existente evidências da gratidão relacionada ao envelhecimento bem sucedido. Nos resultados foi possível observar que estudos existentes apresentam a gratidão como uma emoção importante promotora de saúde mental. Algumas intervenções evidenciam as associações entre os níveis de gratidão com os de bem-estar subjetivo, redução de ansiedade e depressão e aumento da qualidade de vida.

Keywords : Gratidão; Envelhecimento bem-sucedido; Psicologia positiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License