SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1-2Gratidão como fator protetivo no envelhecimentoEducação emocional em processos de luto na creche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CARLOTTO, Mary Sandra et al. Psicologia da saúde ocupacional: uma revisão integrativa. Aletheia [online]. 2017, vol.50, n.1-2, pp. 143-153. ISSN 1413-0394.

Trata-se de um estudo de revisão integrativa de artigos científicos publicados no Brasil sobre a temática da Psicologia da Saúde Ocupacional, no período de 2001 a 2012, nas duas revistas cujas publicações destinam-se exclusivamente à área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, disponíveis na base de dados Pepsic: Cadernos de Psicologia Social e do Trabalho e Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. Dos 289 artigos publicados, foram identificados 91 (31%) que atenderam aos critérios de inclusão, ou seja, uma das suas variáveis de estudo é o campo da saúde ocupacional. Utilizou-se, para a análise dos artigos, as seguintes categorias: ano de publicação; contexto; tipo de estudo; tipo de trabalhador; zona do estudo; região; tipo de amostra e intervenção. Verificou-se a predominância de artigos de delineamento qualitativo (53%), com trabalhadores de nível operacional (80%) e sem indicações para possíveis intervenções. A maior concentração de publicações foi na região Sudeste do Brasil (37%), nos anos de 2009 (17%) e 2012 (18%). Sugerese a ampliação de estudos no campo da saúde ocupacional, principalmente, estudos quantitativos e epidemiológicos com amostras representativas e inclusão de implicações práticas.

Palavras-chave : Psicologia da saúde ocupacional; Saúde do trabalhador; Revisão integrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License