SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1-2Playing in the process of elaboration of maternal separation in Child Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

YOSHINAGA, Andréa Cristina Mariano et al. Intervenção antibullying proposta por enfermeiros: elaboração e validação pelo método Delphi. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 8-20. ISSN 1413-0394.

Este estudo objetivou descrever a validação de conteúdo de uma intervenção antibullying a ser desenvolvida por enfermeiros no contexto escolar. O Programa de Intervenção e Educação em Saúde antibullying (PIESA) foi elaborado com base em evidências presentes na literatura nacional e internacional. O método Delphi foi empregado para a validação do programa. Participaram da validação 11 enfermeiros especialistas em violência escolar e bullying. Os resultados indicaram que na primeira rodada os especialistas apresentaram 100% de consenso para a maioria dos domínios e recomendações que compunham o PIESA. Mesmo o domínio referente à participação do enfermeiro no planejamento escolar, que obteve concordância parcial, ficou acima de 80% de consenso. Conclui-se que o programa proposto abrange as possibilidades de atuação do enfermeiro na prevenção e enfrentamento do bullying escolar.

Keywords : Enfermagem; bullying; Saúde escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License