SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Intervenção antibullying proposta por enfermeiros: elaboração e validação pelo método DelphiAnálise da qualidade de laudos em avaliação psicológica forense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MACHADO, Isadora  e  MENEGOTTO, Lisiane Machado de Oliveira. O brincar no processo de elaboração da separação materna na Educação Infantil. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 21-33. ISSN 1413-0394.

O artigo propõe uma discussão acerca do brincar no processo de elaboração da separação materna a partir da entrada da criança na Educação Infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de 20 observações, inspiradas no Método Bick de Observação, em frequência semanal, com duração de uma hora cada. As observações ocorreram na sala de aula de uma turma de Educação Infantil, em um município do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que o brincar revelou-se um importante recurso, na medida em que pôde auxiliar as crianças na elaboração do processo de separação no qual elas vivenciaram ao entrar no espaço escolar, e que foram reproduzidas ao longo do processo de adaptação. Nesse sentido, a compreensão do(a) educador(a) a respeito do brincar é fundamental, na medida em que possibilita um maior entendimento a respeito do processo de elaboração vivido por cada criança.

Palavras-chave : Brincar; Psicanálise; Educação Infantil; Métodos de Observação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License