SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2O brincar no processo de elaboração da separação materna na Educação InfantilTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtorno de conduta em adolescentes concluintes do ensino fundamental de Caxias do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BAVARESCO, Tanise; FERREIRA, Vinícius Renato Thomé  e  SIMOR, Tainá Katiúcia Simor e. Análise da qualidade de laudos em avaliação psicológica forense. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 34-43. ISSN 1413-0394.

A psicologia possui uma importante contribuição para outras áreas, em especial na avaliação forense. Através de uma análise documental, objetivou-se investigar trinta laudos psicológicos realizados em processos judiciais, buscando identificar como foi conduzida a avaliação psicológica e como se apresenta a qualidade do laudo redigido. Foi identificado que a maior parte dos laudos seguiu os aspectos formais da resolução CFP 07/2003, apresentando qualidade e relevância; houve maior frequência de pedidos gerais de avaliação psicológica do que específicas; houve uma maior realização de avaliações realizadas por psicólogos da rede pública; o número de sessões oscilou entre um e seis, e quase a metade dos laudos não informou este dado; a maior parte das avaliações foi emitida com base em entrevistas e houve um inexpressivo uso de instrumentos, além de alguma ocorrência da utilização de instrumentos sem indicação favorável pelo SATEPSI; todas as decisões judiciais consideraram elementos apontados na avaliação psicológica.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; laudos psicológicos; psicologia forense.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License