SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1-2Quality analysis reports in forensic psychological assessmentDifferences of perception of stressors according to the route type on truck drivers work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

GALVAN, Juliana Chies et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtorno de conduta em adolescentes concluintes do ensino fundamental de Caxias do Sul. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 44-51. ISSN 1413-0394.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das comorbidades neuropsiquiátricas mais comuns entre crianças e adolescentes, e caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo tem por objetivo determinar a prevalência de TDAH em uma amostra de adolescentes na cidade de Caxias do Sul. Trata-se de um estudo transversal realizado com uma amostra de 272 escolares. Como instrumento para triagem do TDAH foi utilizada a versão brasileira do questionário Child Behavior Check List. A prevalência de TDAH foi de 3,7 %; nessa amostra também foi avaliada a prevalência do Transtorno de Conduta que foi de 6,2 %. O Transtorno de Conduta se mostrou mais prevalente em escolares com TDAH. (p=0,019). O presente estudo evidenciou que o TDAH é uma patologia comum entre os adolescentes, apresentando importante associação com Transtorno de Conduta.

Keywords : Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno de Conduta; Adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License