SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Análise da qualidade de laudos em avaliação psicológica forenseDiferenças de percepção de estressores de acordo com o tipo de rota no trabalho de caminhoneiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GALVAN, Juliana Chies et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtorno de conduta em adolescentes concluintes do ensino fundamental de Caxias do Sul. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 44-51. ISSN 1413-0394.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das comorbidades neuropsiquiátricas mais comuns entre crianças e adolescentes, e caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo tem por objetivo determinar a prevalência de TDAH em uma amostra de adolescentes na cidade de Caxias do Sul. Trata-se de um estudo transversal realizado com uma amostra de 272 escolares. Como instrumento para triagem do TDAH foi utilizada a versão brasileira do questionário Child Behavior Check List. A prevalência de TDAH foi de 3,7 %; nessa amostra também foi avaliada a prevalência do Transtorno de Conduta que foi de 6,2 %. O Transtorno de Conduta se mostrou mais prevalente em escolares com TDAH. (p=0,019). O presente estudo evidenciou que o TDAH é uma patologia comum entre os adolescentes, apresentando importante associação com Transtorno de Conduta.

Palavras-chave : Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno de Conduta; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License