SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1-2Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Behavioral Disorder in adolescents who completed elementary education in Caxias do SulThe presence of psychopathological symptoms in children and caregivers who seek child psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

TAUBE, Michelle Engers  and  CARLOTTO, Mary Sandra. Diferenças de percepção de estressores de acordo com o tipo de rota no trabalho de caminhoneiros. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 52-67. ISSN 1413-0394.

A profissão de caminhoneiro está sujeita a inúmeros estressores ocupacionais. O presente estudo objetivou verificar diferença na percepção de estressores laborais em caminhoneiros que realizam rotas curtas e aqueles que percorrem rotas longas no seu trabalho. A amostra se constituiu de 445 caminhoneiros atuantes em diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados questionários de dados sociodemográficos, laborais e estressores ocupacionais, elaborados para esse estudo. Os dados foram analisados por meio da prova t de student. A análise evidenciou associação significativa dos estressores: condições de estradas e repouso, postos de atendimento, locais para alimentação, possibilidade de assalto e roubo, jornada de trabalho, remuneração e sistemas eletrônicos de controle aos caminhoneiros de rota longa, quando comparados aos de rota curta. Os resultados apontam para a necessidade de se considerar a variável rota longa no processo de adoecimento dessa categoria profissional.

Keywords : estressores ocupacionais; caminhoneiros; saúde do trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License