SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtorno de conduta em adolescentes concluintes do ensino fundamental de Caxias do SulA presença de sintomas psicopatológicos em crianças e responsáveis que procuram psicoterapia infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

TAUBE, Michelle Engers  y  CARLOTTO, Mary Sandra. Diferenças de percepção de estressores de acordo com o tipo de rota no trabalho de caminhoneiros. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 52-67. ISSN 1413-0394.

A profissão de caminhoneiro está sujeita a inúmeros estressores ocupacionais. O presente estudo objetivou verificar diferença na percepção de estressores laborais em caminhoneiros que realizam rotas curtas e aqueles que percorrem rotas longas no seu trabalho. A amostra se constituiu de 445 caminhoneiros atuantes em diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados questionários de dados sociodemográficos, laborais e estressores ocupacionais, elaborados para esse estudo. Os dados foram analisados por meio da prova t de student. A análise evidenciou associação significativa dos estressores: condições de estradas e repouso, postos de atendimento, locais para alimentação, possibilidade de assalto e roubo, jornada de trabalho, remuneração e sistemas eletrônicos de controle aos caminhoneiros de rota longa, quando comparados aos de rota curta. Os resultados apontam para a necessidade de se considerar a variável rota longa no processo de adoecimento dessa categoria profissional.

Palabras clave : estressores ocupacionais; caminhoneiros; saúde do trabalhador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License