SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2A presença de sintomas psicopatológicos em crianças e responsáveis que procuram psicoterapia infantilPrevalência de parasitose intestinal em uma comunidade quilombola do semiárido baiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FINKLER, Ana Letícia Quatrin  e  VIVIAN, Aline Groff. Grupo focal de psicologia em pacientes com insuficiência cardíaca. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 80-96. ISSN 1413-0394.

A Insuficiência Cardíaca (IC) é definida como a falta de capacidade do coração para efetuar as demandas de sangue dos tecidos. Emocionalmente, pacientes acometidos de IC apresentam maior angústia devido à representação do coração, como o "órgão da vida". O objetivo deste estudo foi apresentar contribuições de intervenção psicológica em grupo focal, no contexto de insuficiência cardíaca. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, descritivo, com 10 participantes, de 63 a 82 anos, nível socioeconômico e escolaridade variados, residentes da região metropolitana de Porto Alegre, integrantes de um Programa Multidisciplinar. Foram realizados 14 encontros quinzenais, de março a dezembro de 2017. Os dados foram gravados e transcritos, submetidos à análise qualitativa de conteúdo. Destacou-se a importância da intervenção psicológica para promoção da saúde dos participantes, descrita como estratégia de apoio e espaço enriquecedor para trocas e reflexões, onde as experiências compartilhadas em termos emocionais, para além dos aspectos físicos foram evidenciadas.

Palavras-chave : Insuficiência Cardíaca; Psicologia; Grupo Focal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License