SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1-2Psychology focal group in patients with heart failureFunctional and respiratory conditions in the postoperative bariatric surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ROSINE, Gilvandro Doretto; ROSINE, Ivi de Oliveira; RIBEIRO, Fabio  and  SCHRODER, Nádia Teresinha. Prevalência de parasitose intestinal em uma comunidade quilombola do semiárido baiano. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 97-107. ISSN 1413-0394.

Comunidades quilombolas são espaços habitados por descendentes de escravos, ex-escravizados e negros livres, com infraestrutura e condições sanitárias precárias. A maioria não possui água tratada, esgoto sanitário e acesso aos serviços de saúde. Este estudo objetivou estimar a prevalência das parasitoses intestinais no quilombo Pau D'Arco, Malhada/BA, Brasil. O método foi analítico descritivo com delineamento transversal, epidemiológico e amostra de conveniência. Realizou-se análise macroscópica e microscópica de fezes de 390 participantes, pelos métodos Kato-Katz e HPJ e aplicação de um instrumento estruturado para levantar as características sociodemográficas e econômicas dos sujeitos estudados. Os dados foram analisados usando o SPSS software versão 18.0. Os resultados mostraram uma prevalência de parasitoses de 45,9% na população analisada. Conclui-se que é alta a prevalência dos protozoários intestinais. Apesar dos esforços da saúde pública em combater enteroparasitas, este ainda é um grave problema presente nas populações quilombolas.

Keywords : Doenças parasitárias; Quilombolas; Saneamento Básico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License