SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Grupo focal de psicologia em pacientes com insuficiência cardíacaCondições funcionais e respiratórias no pós-operatório de cirurgia bariátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ROSINE, Gilvandro Doretto; ROSINE, Ivi de Oliveira; RIBEIRO, Fabio  e  SCHRODER, Nádia Teresinha. Prevalência de parasitose intestinal em uma comunidade quilombola do semiárido baiano. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 97-107. ISSN 1413-0394.

Comunidades quilombolas são espaços habitados por descendentes de escravos, ex-escravizados e negros livres, com infraestrutura e condições sanitárias precárias. A maioria não possui água tratada, esgoto sanitário e acesso aos serviços de saúde. Este estudo objetivou estimar a prevalência das parasitoses intestinais no quilombo Pau D'Arco, Malhada/BA, Brasil. O método foi analítico descritivo com delineamento transversal, epidemiológico e amostra de conveniência. Realizou-se análise macroscópica e microscópica de fezes de 390 participantes, pelos métodos Kato-Katz e HPJ e aplicação de um instrumento estruturado para levantar as características sociodemográficas e econômicas dos sujeitos estudados. Os dados foram analisados usando o SPSS software versão 18.0. Os resultados mostraram uma prevalência de parasitoses de 45,9% na população analisada. Conclui-se que é alta a prevalência dos protozoários intestinais. Apesar dos esforços da saúde pública em combater enteroparasitas, este ainda é um grave problema presente nas populações quilombolas.

Palavras-chave : Doenças parasitárias; Quilombolas; Saneamento Básico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License