SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Prevalência de parasitose intestinal em uma comunidade quilombola do semiárido baianoConstipação intestinal em idosos e sua associação com fatores físicos, nutricionais e cognitivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

KUHN, Andressa de Almeida; ZUCCO, Débora  e  SANTOS, Laura Jurema dos. Condições funcionais e respiratórias no pós-operatório de cirurgia bariátrica. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 108-116. ISSN 1413-0394.

O número de cirurgias bariátricas nos últimos anos vem crescendo gradativamente. Entretanto, estudos mostram que esta alternativa de tratamento torna os indivíduos mais suscetíveis a alterações pulmonares. O objetivo foi avaliar as condições funcionais e respiratórias ocasionadas pela cirurgia bariátrica. Foi realizado teste para avaliação da capacidade funcional de membros inferiores a partir do teste do degrau de seis minutos, força muscular periférica conforme escala Medical Research Council e também teste de manovacuometria para avaliação de força muscular respiratória no pré-operatório e no 5º pós-operatório. Foram avaliados 25 pacientes durante o estudo. Houve uma diminuição da capacidade funcional de membros inferiores e uma perda da força muscular respiratória expiratória dos pacientes no pós-operatório. Foi concluído que ha uma diminuição da capacidade funcional e da força muscular expiratória no pós-operatório de cirurgia bariátrica, sugere-se um protocolo de treinamento respiratório e periférico para esses pacientes.

Palavras-chave : Cirurgia bariátrica; obesidade; fisioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License