SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Condições funcionais e respiratórias no pós-operatório de cirurgia bariátricaTratamento psicoterápico do transtorno obsessivo-Compulsivo: perspectivas da terapia cognitivo-comportamental e terapia analítico-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CARNEIRO, Rita de Cássia Martins da Silva et al. Constipação intestinal em idosos e sua associação com fatores físicos, nutricionais e cognitivos. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 117-130. ISSN 1413-0394.

O envelhecimento humano é uma realidade cada vez mais presente na sociedade pós-moderna. Nesse processo o trato gastrointestinal sofre alterações contínuas e gradativas. O objetivo deste estudo foi de estimar a prevalência de constipação intestinal nos idosos de um município do noroeste do Paraná e identificar os fatores associados. Trata-se de um estudo descritivo transversal com 377 idosos, residentes em um município do noroeste do Paraná. Para coleta dos dados foram utilizados os Critérios de Roma III, o Mini Exame do Estado Mental, o Mini Avaliação Nutricional, o Questionário Internacional de Atividade Física e a Escala de depressão Geriátrica. Notou-se que 23,34% dos idosos apresentavam constipação intestinal e o sexo feminino, o uso de fármacos, a saúde autorreferida ruim, o mau desempenho cognitivo e o sedentarismo se associam significativamente. Conclui-se que a prevalência de constipação intestinal nos idosos é elevada.

Palavras-chave : Constipação intestinal; envelhecimento; estilo de vida sedentário; promoção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License