SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Constipação intestinal em idosos e sua associação com fatores físicos, nutricionais e cognitivosBem-estar no trabalho: revisão sistemática da literatura brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BORTOLI, Bruno Almeida de  e  FRANCKE, Ingrid Ávila. Tratamento psicoterápico do transtorno obsessivo-Compulsivo: perspectivas da terapia cognitivo-comportamental e terapia analítico-comportamental. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 131-142. ISSN 1413-0394.

A Terapia Cognitivo-Comportamental e a Terapia Analítico-Comportamental são as abordagens teóricas mais estudadas no Transtorno Obsessivo-Compulsivo e ambas demonstraram-se eficazes. A literatura sobre o TOC contempla as duas formas de psicoterapia e compara as técnicas mais utilizadas em casos graves do transtorno, que caracterizam-se como desafios que podem ocorrer durante o tratamento. Objetivos: Apresentar os modelos cognitivo e comportamental do TOC; assinalar os desafios no tratamento do TOC e expor as principais técnicas no tratamento do TOC. Método: Revisão assistemática da literatura através da base de dados Capes, Scielo, e livros da área. Resultados: Constatou-se que em ambas as abordagens o TOC apresenta dificuldades no seu tratamento, especificamente em relação às técnicas utilizadas pelas abordagens Cognitivista e Comportamental. Conclusões: No contexto acadêmico esta discussão ressalta a necessidade do terapeuta cognitivo estudar mais a fundo a análise do comportamento, visto que o mesmo utilizará técnicas fundamentadas na Análise do Comportamento.

Palavras-chave : Transtorno obsessivo-compulsivo; terapia Cognitivo-Comportamental; Terapia Analítico-Comportamental..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License