SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Tratamento psicoterápico do transtorno obsessivo-Compulsivo: perspectivas da terapia cognitivo-comportamental e terapia analítico-comportamentalSíndrome Coronariana Aguda na Unidade de Terapia Intensiva Adulta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GARCEZ, Lívia; ANTUNES, Christianne Bastos Leduc  e  ZARIFE, Pricila de Sousa. Bem-estar no trabalho: revisão sistemática da literatura brasileira. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 143-155. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste artigo foi apresentar uma revisão sistemática da produção científica brasileira sobre bem-estar no trabalho, publicada entre os anos de 2009 e 2016. As buscas foram realizadas nas bases de dados Periódicos Capes, EBSCO, PubMed e SciELO, com o descritor "bem-estar no trabalho". Foram selecionados 18 artigos. Os resultados indicaram que a maioria das pesquisas empíricas utilizou métodos quantitativos e procurou investigar a relação do construto com variáveis que pudessem influenciá-lo de forma positiva ou negativa. Outro achado importante foi a falta de consenso acerca da definição do construto, indicando a existência de várias conceituações sobre o tema e certa falta de clareza, culminando na confusão do bem-estar no trabalho com outros construtos organizacionais. Os principais resultados e desafios foram discutidos, e sugestões foram propostas para a construção de uma agenda de pesquisas sobre bem-estar no trabalho.

Palavras-chave : bem-estar no trabalho; psicologia positiva; comportamento organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License