SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Síndrome Coronariana Aguda na Unidade de Terapia Intensiva AdultaMudanças comportamentais e fisiológicas determinadas pelo ciclo biológico feminino: climatério à menopausa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BARBOSA, Fernanda Escobar Fernandes; GIONGO, Carmem Regina  e  MENDES, Jussara Maria Rosa. Construção de hidrelétricas e populações atingidas no Brasil: uma revisão sistemática. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 165-176. ISSN 1413-0394.

Este estudo possui o objetivo de realizar uma revisão sistemática dos artigos produzidos no Brasil nos últimos dez anos acerca dos grandes empreendimentos hidrelétricos e dos seus impactos às populações atingidas. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia e na Biblioteca Virtual de Saúde. Localizaram-se 329 trabalhos, sendo que 42 deles foram utilizados para o desenvolvimento deste estudo. Os resultados apontaram para uma equidade entre o número de artigos teóricos e empíricos, demonstrando que as revistas com maior número de publicações estão vinculadas a áreas interdisciplinares, envolvendo a geografia, o meio ambiente e a sociologia. Quanto aos principais resultados, identificou-se um declínio geral nas condições de saúde física e mental, a implantação de políticas reparatórias insuficientes e o papel do Movimento dos Atingidos por Barragens como estratégia de resistência social e política.

Palavras-chave : danos; atingidos; hidrelétricas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License