SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Construção de hidrelétricas e populações atingidas no Brasil: uma revisão sistemáticaInteligência emocional e relacionamento interpessoal: relato de intervenção com professores de nível médio técnico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SELBAC, Mariana Terezinha et al. Mudanças comportamentais e fisiológicas determinadas pelo ciclo biológico feminino: climatério à menopausa. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 177-190. ISSN 1413-0394.

A menopausa, período da falência ovariana, aparece como um marco corporal desencadeando sinais e sintomas que necessitam de controle e avaliação para garantir qualidade de vida no processo do envelhecimento feminino. O objetivo deste trabalho foi investigar as ações do estrogênio no período que caracteriza o climatério/menopausa, a partir de uma revisão integrativa, cujos descritores foram: ações do estrogênio, sinais/sintomas do climatério/menopausa e terapia de reposição hormonal. O estrogênio apresenta receptores em todos os órgãos e, portanto, atua nas características anatômicas, fisiológicas e emocionais; estimula o crescimento da massa óssea e muscular; atua como antioxidante; exerce ação cardioprotetora e neuroprotetora; contribui na vitalidade emocional e sexual. Com isso, percebe-se que no climatério ocorre uma redução drástica nos níveis de estrogênio, que culmina com a ausência estrogênica na menopausa e esse fato acarreta desequilíbrio de diferentes sistemas, até atingir uma nova adaptação.

Palavras-chave : efeitos estrogênio; sinais e sintomas da menopausa; terapia de reposição hormonal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License