SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Mudanças comportamentais e fisiológicas determinadas pelo ciclo biológico feminino: climatério à menopausaO câncer de mama em mulheres: um relato de experiência sob a perspectiva fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FILIPPESEN, Osvaldo André  e  MARIN, Angela Helena. Inteligência emocional e relacionamento interpessoal: relato de intervenção com professores de nível médio técnico. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 191-201. ISSN 1413-0394.

Este relato de experiência descreve e avalia uma intervenção desenvolvida com dez professores de uma escola técnica privada em Porto Alegre/RS, que objetivou examinar indicadores de inteligência emocional e como poderiam contribuir para qualidade de seus relacionamentos interpessoais, particularmente com os alunos e com a direção escolar. Realizou-se uma pesquisa-intervenção, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida em dias e horários disponibilizados pela instituição, utilizando-se os instrumentos da Medida de Inteligência Emocional e um questionário com questões abertas sobre inteligência emocional e relacionamento interpessoal na escola, além de uma proposta de intervenção que envolveu palestras, debates e momentos de reflexão. Os resultados, obtidos por meio de estatística descritiva e análise temática indutiva, revelaram que além de uma tênue melhora na qualidade das relações dos professores com os alunos e a direção, foi possível elucidar e conhecer as principais preocupações dos docentes e apontar as atuais dificuldades implicadas ao seu trabalho. Conclui-se que a intervenção atendeu ao seu propósito, embora que, para alterações significativas nos relacionamentos interpessoais, melhorias de âmbito institucional também se fariam necessárias.

Palavras-chave : professor; inteligência emocional; intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License